Reunião LabHeN – 10/06/2021

Em nosso nono encontro, Profª. Alifa Metcalf nos contou como a história das águas do Rio de Janeiro exigiu foco tanto no meio ambiente quanto na infraestrutura urbana. Em suas pesquisas, vem reconstruindo como a cidade desenvolveu historicamente sua infraestrutura de água doce – na forma de aquedutos e fontes – e mais recentemente mapeando as lagoas, manguezais, pântanos e rios da Baía de Guanabara, tentando identificar como eles existiram no passado. Nesta apresentação comentou sobre sua pesquisa sobre o aqueduto da Carioca e seus chafarizes, bem como seu novo projeto de mapeamento ambiental da Baía de Guanabara utilizando sistemas de informação geográfica (GIS). Falou sobre o valor dos mapas como fontes históricas, como sua pesquisa está relacionada ao imagineRio, e como nossa nova plataforma (Narrativas do Rio) permitirá que professores e alunos publiquem suas próprias pesquisas utilizando os recursos do nosso mapa interativo.

Alida Metcalf é professora no departamento de história da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, onde leciona cursos de história da América Latina para alunos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do programa de duplo diploma entre Rice e Unicamp, também é co-criadora da plataforma imagineRio. Seu livro mais recente é Mapping an Atlantic World (2020). Atualmente tem se dedicado à história das águas no Rio de Janeiro.

Confira este e muitos outros vídeos em nosso canal no Youtube.