Reunião LabHeN – 16/09/2021

Neste encontro, nossa colega de laboratório e doutoranda em História Social (PPGHIS/UFRJ), Hana Mariana Costa, apresentou sua pesquisa “Trabalhando o sal: natureza e sociedade no processo de industrialização da salicultura na Região dos Lagos Fluminense (1940 – 1970)”.

Resumo:

O presente trabalho tem por objeto a produção salineira no entorno da Lagoa de Araruama onde hoje se localizam os municípios de Saquarema, Araruama e Cabo Frio, durante os anos de 1940 a 1980.  O objetivo consiste em investigar as dinâmicas socioambientais existentes na região e suas transformações ao longo da industrialização da atividade salineira.
Produção voltada para o abastecimento do mercado interno regional, a salicultura desenvolveu-se à margem da Lagoa de Araruama e no litoral do Rio de Janeiro em salinas artificiais a partir da segunda metade do século XIX.  A grande extração de sal e a industrialização da atividade deram-se na primeira metade do século XX, tendo como momento importante a aplicação da política desenvolvimentista de Vargas na região a partir dos anos de 1940. Transformações na produção e a sua diminuição começaram na década de 1970, período marcado pela consolidação do turismo como a principal atividade da região.
O uso de fontes primárias como documentos disponíveis no Arquivo Nacional sobre o Instituto Nacional do Sal, relatórios das salinas e aforamentos disponíveis na Câmara Municipal de Cabo Frio, fotografias, periódicos, e a coleta de relatos de moradores da região, nos permitirão analisar as relações entre as comunidades humanas da restinga e as salinas.
Buscamos aqui a compreensão das transformações na Região dos Lagos Fluminense a partir de um projeto político de industrialização nacional, que levou a produção salineira para além do abastecimento regional. Essa mudança deixou reflexos não só na produção do sal, mas também em seus trabalhadores e nas formas destes se relacionarem com o trabalho nas salinas e com outras atividades que exerciam.
Por isso, buscamos como suporte teórico as bibliografias sobre trabalho e natureza que tragam esses dois conceitos de forma complementar. Essa pesquisa insere-se na perspectiva interdisciplinar da História Ambiental com as ciências sociais e as ciências naturais, além de refletir o anseio de historicizar a relação entre o homem, o trabalho e a natureza.
A presente exposição no LabHeN é fruto do andamento da pesquisa para o processo de qualificação de doutoramento. Nesse sentido, ainda mostra-se incompleta e aberta a contribuições e ideias. É importante ressaltar que devido à Pandemia da COVID-19 caminhos tiveram que ser alterados assim como a escolha de algumas fontes.