Projetos

História Ambiental para Todos

O projeto de extensão História Ambiental para Todos apresenta à comunidade metropolitana do Rio de Janeiro os resultados de pesquisas do Laboratório História e Natureza, em uma linguagem atraente e acessível. Através de atividades diversas, discutimos a relação entre sociedade e natureza no cotidiano carioca, fomentando reflexões e experiências que podem ser transferidas para a prática da sala de aula.


O OCC!

Occupy Climate Change é um projeto de cooperação internacional sobre os impactos das mudanças climáticas no ambiente urbano. O estudo se dedica a analisar as práticas auto organizacionais e solidárias de populações locais para enfrentas e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.  As cidades sedes do projeto são Estocolmo, Nápoles, Istambul, Nova Iorque e Rio de Janeiro, tendo financiamento da agência FORMAS.

O LabHeN UFRJ coopera no estudo de caso do processo de reflorestamento do Morro da Babilônia, na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Mutirão Reflorestamento, de iniciativa do poder público municipal, foi iniciado na década de 1990 na favela. Hoje a manutenção do reflorestamento é gerida pela COOPBABILÔNIA, cooperativa formada por moradores. Um projeto de mais de 20 anos de sucesso em recuperação e manutenção de florestas urbanas com auxílio da comunidade.


A Biblioteca Online de História Ambiental

A BOHA mapeia o campo da História Ambiental, contemplando produções em três línguas – português, espanhol e inglês, além de dispor de uma bibliografia, pesquisável através do programa online Zotero.

Há também a disponibilização de link para jornais, revistas, conferências, artigos e os mais recentes temas de pesquisa. Nosso banco de dados é constantemente atualizado com bibliografia em espanhol e português, e já conta com mais de 1500 obras listadas.


Biblioteca John Wirth

A Biblioteca John Wirth é uma biblioteca para os membros do Programa de Estudos Americanos (PEA), do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH UFRJ) e do Laboratório de História e Natureza (LabHeN). Seu acervo inicial foi constituído de parte do acervo pessoal do Professor John D. Wirth (Stanford University), doados por sua família. Conta com mais de 500 obras sobre história ambiental e história das Américas, as quais podem ser pesquisadas no banco de dados Zotero.

Para informações e empréstimos envie uma mensagem: johnwirth.biblio@gmail.com