Encontro LabHeN – 23/05/2019

A Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN): História das áreas protegidas e das espécies ameaçadas de extinção no Brasil

José Luiz de Andrade Franco – Professor Associado do Departamento de História da Universidade de Brasília

Alyne  dos Santos Gonçalves – bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

A presente apresentação trata da história da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN), criada em 1958, e sobre as suas estratégias de atuação.  Com a FBCN o discurso e as práticas relacionadas com a conservação da natureza no Brasil se estruturam em torno de alguns eixos principais, tais como uso dos recursos naturais, educação ambiental, poluição, áreas protegidas e espécies ameaçadas de extinção. Principalmente, a partir de 1966, quando a FBCN foi reestruturada e começou a editar o seu Boletim, ela se configurou como ponto de convergência em torno da ideia de conservação da natureza.
O foco da apresentação será nas elaborações conceituais e ações promovidas pela FBCN para a criação e manejo de áreas protegidas e para o monitoramento e proteção de espécies da fauna e da flora brasileiras ameaçadas de extinção. Trata-se de compreender, também, como estas duas temáticas foram, ao longo do tempo, se constituindo como os principais temas da FBCN.
          Para tanto, apresentamos, como estudo de caso, algumas articulações políticas protagonizadas por um dos membros da FBCN: o naturalista capixaba Augusto Ruschi (1915-1986). A partir das fontes documentais encontradas no Arquivo Augusto Ruschi, descortinamos aspectos da rede institucional mobilizada através dessa ONG, como parte da estratégia de proteção de áreas naturais contra investidas empresariais.
      Finalizamos com uma breve apresentação do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica (PCI – INMA/MCTIC), recém formatado para o tratamento arquivístico de acervos pessoais de outros cientistas e militantes ligados à FBCN, cujo objetivo principal é a organização de novas fontes de pesquisa para a história da conservação da natureza na Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *